Scubidu Music - CNPJ 09.131.587/0001-42
Rua São Gall, 120

05054-170

São Paulo-SP - Brasil

11 3675-2943

music label

brazilian music

música brasileira

música independente brasileira

gravadora

selo musical

independent brazilian label
Scubidu Music

© 2023 por NYZ Produções . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • w-facebook
  • shape-vimeo-invert.png
  • Twitter Clean

Christian Scott (Estados Unidos)

http://christianscott.tv
14/05/2011 - São Paulo-SP - Sesc Pompeia
15/05/2011 - São Paulo-SP - Sesc Pompeia

Nascido em New Orleans, o jovem Christian Scott é um premiado trompetista, compositor e produtor. Após três álbuns em estúdio e um ao vivo, Scott lançou seu quarto disco solo em 2010 Yesterday You Said Tomorrow, com influências de seus heróis dos anos 60 e com uma mensagem social sobre a importância da música nos assuntos da cultura contemporânea. "Nunca trabalhei tanto ao gravar um disco como dessa vez", diz Scott, sobre as horas que passou no estúdio Van Gelder, em New Jersey, em 2009. O disco foi produzido pelo próprio Scott e por Chris Dunn, tendo sido gravado e mixado pelo veterano Rudy Van Gelder. "Quis criar um clima com as referências que eu gosto dos anos 60, como o segundo quinteto do Miles Davis, o quarteto do Coltrane, a banda do Mingus, além de influências de Bob Dylan e Jimi Hendrix. A música daquela época tinha mais profundidade, fosse jazz, rock ou folk.

 

O clima político e social da época era muito mais pesado e alguns músicos não tinham medo de falar sobre isso em seus trabalhos. Os que o fizeram ganharam o público e são os mais duraram". Esta perspectiva parece um tanto surpreendente para alguém nascido em 1983, mas Scott sempre teve uma boa percepção da importância do jazz no contexto histórico do século XX. Muito foi aprendido com o tio, o saxofonista Donald Harrison, do Art Blakey's Jazz Messengers.

 

"Algumas pessoas começam com bebop, com post-bop e outras com fusion", diz Scott, que começou a tocar trompete aos 12 anos. "Me tio me ensinou muito sobre música, desde o início, como o que Buddy Bolden tocava no início do século passado". Scott passou a tocar na banda do tio já aos 13 anos e gravou no disco Paradise Found em 2000, aos 16. Essa experiência o ajudou nos estudos e na famosa Berklee College of Music, em Boston. Estreou sua carreira solo em 2002 com o disco auto-intitulado Christian Scott.

 

Em 2006 assinou com o selo Concord Jazz e lançou o álbum Rewind That, que mescla modern jazz, rock e R&B. O disco recebeu muitas críticas e elogios, além de uma indicação ao Grammy. Anthem, o álbum lançado no ano seguinte, era um manifesto contra a dinâmica social e política que fez com que muitas pessoas se esquecessem da destruição causada pelo furacão Karina. Em 2008 lançou Live in Newport, gravado ao vivo com seu quarteto no JVC Jazz Festival. O estilo de Scott é marcado pela Whisper Technique (técnica do sussurro), em que ele dá maior ênfase à respiração do que a vibração ao tocar. Segundo Scott, para executar esse estilo marcante, ele imita o cantarolar de sua mãe. "Eu queria que meu som fosse único, diferente de tudo.

 

Miles Davis e Dizzy Gillespie, entre outros, marcaram gerações justamente por que tinham um som único", diz Scott. Christian Scott vem ao Brasil acompanhado do quarteto formado por Matt Stevens (guitarra), Jamire Williams (bateria), Milton Flecther (piano) e Kristopher Funn (contrabaixo)..