Scubidu Music - CNPJ 09.131.587/0001-42
Rua São Gall, 120

05054-170

São Paulo-SP - Brasil

11 3675-2943

music label

brazilian music

música brasileira

música independente brasileira

gravadora

selo musical

independent brazilian label
Scubidu Music

© 2023 por NYZ Produções . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • w-facebook
  • shape-vimeo-invert.png
  • Twitter Clean

Richard Bona (Camarões)

www.richard-bona.com
Agosto/2013 - Sesc Jazz - Estado de São Paulo

Richard Bona é considerado um dos grandes nomes da música instrumental internacional. Baixista, compositor e cantor, Bona nasceu na pequena vila de Minta, no Camarõe,s e cresceu em uma casa cheia de música. Seu avô era um percussionista e cantor relativamente conhecido e sua mãe cantava amadoramente em casa e na Igreja. Aos 5 anos, Bona já destacava ao tocar o balafon. Sua vida começou a mudar quando, adulto e já considerado um bom músico, decidiu trocar sua cidade por Paris, e apesar de não conhecer ninguém, em dois meses já estava trabalhando com importantes músicos, franceses e africanos, como Didier Lockwood e Marc Ducret, Manu Dibango e Salif Keita. A próxima parada foi Nova York, em 1995. Ao chegar ligou para Joe Zawinul, com quem havia tocado anos antes em Paris e esse o convidou para participar da gravação e a turnê de seu disco My People.


Multiinstrumentista e dono de voz suave, que mescla, em devidas proporções, doçura e uma ponta de nostalgia, Richard Bona já tocou, gravou ou excursionou com os guitarristas Larry Coryell, Mike Stern e Pat Metheny; pianistas Joe Zawinul, Herbie HancockChick CoreaJacky Terrasson e Bob James, os saxofonistas Sadao Watanabe, Branford Marsalis e David Sanborn, a violinista Regina Carter, o vocalista Bobby McFerrin e o trompetista Randy Brecker.

 

Bona canta em diversas línguas, inclusive o Douala, sua língua materna, mas a beleza de sua música é facilmente entendida por todos. Seus solos de baixo são extremamente criativos e inspiram músicos de todo o mundo. Suas canções combinam poli-ritmos africanos, virtuosismo harmônico e melodias com apelo pop, que nos fazem dançar.