Scubidu Music - CNPJ 09.131.587/0001-42
Rua São Gall, 120

05054-170

São Paulo-SP - Brasil

11 3675-2943

music label

brazilian music

música brasileira

música independente brasileira

gravadora

selo musical

independent brazilian label
Scubidu Music

© 2023 por NYZ Produções . Orgulhosamente criado com Wix.com

  • w-facebook
  • shape-vimeo-invert.png
  • Twitter Clean

Seun Kuti & Egypt 80 (Nigéria)

www.seunkuti.net
Maio/2013 - Virada Cultural - São Paulo

Seun Kuti, filho do lendário Fela, lança novo disco em turnê pelos Estados Unidos e Brasil

Seun Anikulapo Kuti, filho do 'pai' do afrobeat, o nigeriano Fela Kuti, faz shows em mais de 20 cidades nos Estados Unidos e Europa.

 


No palco, Seun é tão imponente e frenético que às vezes é difícil não confundi-lo com o pai. Seun vem ao Brasil acompanhado da banda Egypt 80, que durante muitos anos acompanhou Fela, o criador do afrobeat, ferramenta que utilizou como forma de intervenção política. O músico foi um dos grandes ativistas políticos da Nigéria, utilizando a sua música para denunciar e criticar ideologias ditatoriais e colonialistas que dominaram o seu continente, em especial o seu país. 

Hoje, a música criada pelo nigeriano Fela Kuti (vítima de Aids, em 1997, aos 58 anos) aparece cada vez mais como principal fonte de inspiração para uma nova onda Black nos EUA, Europa e Austrália em que a mistura de jazz, soul, funk e highlife move bandas hypadas, como Budos Band, London Afrobeat Collective e Souljazz. Até a musa pop Beyoncé, citou Fela como influência para '4', seu último disco.

O filho mais novo, Seun Kuti, afirma que não se importa de estar na sombra da figura paterna e talvez por isso mesmo tenha escolhido apresentar-se ao vivo e fazer a sua própria música em conjunto com o grupo do seu pai, o Egypt 80. Atualmente, Seun é o mais fiel seguidor do pai, não só da sua ideologia política, mas também da sua vertente musica.

Seun possui dois álbuns gravados com a banda Egypt 80. Nesta turnê, Kuti apresenta seu último álbum, produzido por Brian Eno, “From Africa with Fury: Rise”. O disco dá continuidade ao trabalho lançado em 2008, Many Things, que foi considerado o afrobeat mais próximo do som de Fela produzido nos últimos anos. 

Em "From Africa with Fury: Rise", a energia de Fela está presente até na capa, feita por Lemi Ghariokwu, o mesmo que criou capas clássicas de Fela. 

Seun Kuti prepara um show explosivo para brindar o Brasil com sua música inebriante.